Inclusão
“Evoluir é perceber que incluir não é tratar igual, pois as pessoas são diferentes! Alunos diferentes terão oportunidades diferentes, para que o ensino alcance os mesmos objetivos. Incluir é abandonar estereótipos”.
Cláudia Werneck
O principal motivo das crianças irem para escola é a busca de um espaço democrático, onde poderão compartilhar o conhecimento e a experiência com pessoas diferentes.
A Educação Inclusiva entendida sob a dimensão didático-curricular é aquela que proporciona ao aluno com necessidades educativas especiais participar das atividades cotidianas da classe regular, aprendendo as mesmas coisas que os demais – mesmo que de modos diferentes, preferencialmente sem defasagem idade-série.
Como agente mediador do processo de ensino aprendizagem, cabe ao professor o papel de fazer as adaptações necessárias.
Proposta
A nossa escola é um espaço educativo de construção de personalidades autônomas, críticas; espaço onde as crianças possam aprender a desenvolver toda a sua potencialidade.
Nesse ambiente educativo, ensinamos os alunos a valorizar a diferença pela convivência com seus pares, pelo exemplo dos professores, pelo ensino ministrado nas salas de aula, pelo clima sócio-afetivo das relações estabelecidas em toda a comunidade escolar – sem tensões competitivas, mas com espírito solidário e participativo.
Com esta concepção, o aluno com necessidades especiais é incluído em todos os programas, aulas, atividades e no convívio escolar mais amplo.
Horários
Educação Infantil
Manhã: 07:30 às 11:30
Tarde: 13:30 às 17:30
Ensino Fundamental I (1º Ano)
Manhã: 07:30 às 11:30
Tarde: 13:30 às 17:30
Ensino Fundamental I (2º Ano)
Manhã: 07:20 às 11:40
Tarde: 13:30 às 17:30